A Reserva Do Arvoredo
Criada em 1990, a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é um importante centro de estudos científicos da flora e fauna marinhas, por isso não são permitidas nela atividades humanas que possan modificar a sua constituição, como caça, pesca ou introdução de espécies silvestres ou domésticas.
A Reserva localiza-se cerca de 7 km tanto de Bombinhas como de 11km da Ilha de Florianópolis, está composta pelas ilhas do Arvoredo, da Galé, Deserta e Calhau de São Pedro, os melhores pontos de mergulho se encontram na ilha do Arvoredo e Galé.
A biodiversidade marinha pela convergência subtropical de duas correntes, a cálida do Brasil e a fria das Malvinas, e os naufrágios que albergam suas águas fazem da Reserva um lugar procurado por mergulhadores do mundo enteiro.

Morro do Macaco - Trilha Panorâmica
É um dos principais pontos turísticos de Bombinhas.
Localiza-se na praia do Canto Grande, é a trilha mais procurada já que pode ser feita somente a pé, seu cume atinge cerca de 153m de altitude, ao topo do morro nos encanta uma excelente visão do arquipélago do Arvoredo e das enseadas de Mariscal e Zimbros.
A estrada do Morro do Macaco nos permite chegar até a praia da Tainha.
No verão podemos ver paragliders que decolam do alto do morro.

Ilha do Macuco
Também conhecida como ilha do Amendoin, está localizada próximo ao continente, faz parte do Parque Municipal do Morro do Macaco. Seu nome foi dado pelos indígenas e refere-se a uma ave da família dos tinamídeos de porte de uma galinha grande.
De águas calmas e claras, é procurada por pescadores e mergulhadores.

Mirante ECO 360
No acesso à praia da Tainha, ao final da estrada nace uma trilha que leva até o Mirante 360, o local proporciona o visual mais maravilhoso e panorâmico da península toda.
O acesso é feito de carro pelas praias do Canto Grande e Conceição, tendo especial atenção em dias de chuva. Do mirante pode-se admirar um dos mais belos nascer e pôr-do-sol do litoral. No mês de outubro à janeiro, os caminhantes vai-se encontrar com charmosas bromélias floridas de diversos tipos no caminho.

Parque Municipal da Galheta
Está situado no costão à esquerda da praia de Bombas, de importantes e atrativos paisagens. O parque recebe cerca de 5000 pessoas ao dia em temporada de verão.

A Vila do Engenho
No início da praia de Bombinhas, encontramos a Vila do Engenho.
É um museu com ambiente açoriano onde tudo acontece exatamente como nos engenhos da época da colonização.
No engenho é possível ver a partir de réplicas originais do primeiros colonizadores açorianos os engenhos de farinha e cana-de-açúcar funcionando con tração animal e produzindo melado, caldo de cana, rapadura e "a melhor farinha de mandioca do Brasil".

Engenho do Sertão
Na região de Sertãozinho, próximo à praia de Zimbros funciona o Instituto BoiMamão, num engenho reconstituído e aberto a visitação pública onde podem-se encontrar comidas típicas, fotos, objetos antigos e apresentações folclóricas.
Espaço de encontros culturais e ponto de referência para estudos acadêmicos, representa um importante patrimônio histórico e cultural.

O Museu e Aquário Marinho do CEMAR (Centro de Estudos do Mar)
Museu particular do Estado, aberto ao público. Conta com cerca de 3000 espécies de invertebrados marinhos como corais, estrelas, caranguejos, ouriços, esponjas e langostas, também fósseis, sambaquis e uma sala de aquários com espécies marinhas vivas.

Ilha de Porto Belo
No litoral norte do estado de Santa Catarina, a 900 metros do continente e 5 km de Bombinhas encontra-se a Ilha de Porto Belo. Coverta pela Mata Atlântica, de areia branca e suave, e água cristalina e calma, a ilha presenta muitas opções para desfrutar, como a trilha ecológica com visita à Pedra da Cruz, onde antigos habitantes da região talharam inscrições rupestres. No topo da trilha tem o mirante com a mais charmosa vista panorâmica da região.
O mergulho livre é praticado na ilha por mergulhadores experientes, iniciantes, e também crianças, com orientações sobre como mergulhar e seis opções de trilhas subaquáticas e Recifes Artificiais para conhecer a rica fauna marinha da ilha. Outro motivo para visitar a ilha de Porto Belo é o Ecomuseu Univali, é uma extensão do Museu Oceanográfico do Vale do Itajaí em Porto Belo. Conta com os esqueletos de uma baleia bryde com 13 metros de comprimento, e de uma falsa orca, também com representantes da mega fauna do sul do Brasil, fósseis de mamíferos, exposição de cetáceos e de tartarugas marinhas, exposição da xpedição brasileira na Antártida e história da ilha de Porto Belo entre outras atrações.
É um museu dinâmico basado nos mais modernos conceitos da Museografia.
O visitante da ilha de Porto Belo poderá desfrutar um excelente serviço de gastronomia com frutos do mar selecionados, já seja nos quiosques da praia ou num exclusivo restaurante com vista para o mar.
É um dos principais destinos dos barcos de passeio de Bombinhas.

 

 


 


BOMBINHAS
: PRAIAS : TURISMO : POUSADAS-HOTÉIS : IMOBILIÁRIAS : MAPAS : COMO CHEGAR : FOTOS : MERGULHO



VEJA OUTROS GUIAS COM AS MELHORES PRAIAS DO BRASIL:

Porto de Galinhas-PEJericoacoara-CE Cabo de Sto Agositnho-PE Rota das Emoções
As Melhores praias do BrasilMaragogi-ALPraia dos Carneiros-PE